Alcance de Frequência: 433 MHz, 868 MHz e 2,4 GHz

Blog • Posted on November 27, 2024 at 5:35 pm

O alcance de 433 MHz, 868 MHz ou 2.4 GHz de um sistema sem fio não pode ser determinado de forma exata e genérica, pois depende de fatores ambientais, obstáculos entre o transmissor e o receptor, e a distância total. Por esse motivo, recomendamos a consulta fornecendo dados da aplicação e do ambiente para decidir a frequência a ser utilizada (2.4 GHz, 433 MHz…), se são necessárias antenas e repetidores, ou se, por outro lado, seria suficiente um enlace direto entre transmissor e receptor.

Uma das características mais importantes dos sistemas de controle remoto industrial é o alcance. Em algumas aplicações, é necessário um longo alcance devido à distância entre o controle (transmissor) e a máquina (onde está o receptor).

Em geral, os sinais com comprimentos de onda mais longos costumam percorrer uma distância maior e têm melhor permeabilidade do que os sinais com comprimentos de onda mais curtos. Quanto maior a frequência, mais curto é o comprimento de onda.

Em relação às bandas ISM, tecnicamente foi comprovado que a frequência de 433 MHz pode cobrir uma distância maior do que outras frequências superiores (como 868 MHz e 2,4 GHz). Além disso, a banda de 433 MHz é menos afetada por objetos refletivos e pode atravessar mais paredes e barreiras, como explicado anteriormente, apesar de seu comprimento de onda ser mais longo.

No entanto, a frequência de 2.4 GHz causa menos interferências do que outras frequências e tem maior resistência a obstáculos.

Antena actica con alcance de 433 MHz

Se o alcance em distância é um fator crucial ou não há visibilidade direta entre o emissor e o receptor (como em cantos, dentro ou fora de edifícios), na Tele Radio temos antenas ativas e repetidores, que podem aumentar o alcance em até 120 metros por repetidor, auxiliando na recepção e contornando vários andares, blocos, edifícios, etc.

Além disso, é possível combinar vários repetidores em uma instalação, dependendo da linha de produtos. Em condições ideais, é possível atingir até 1 km de alcance, se necessário.

Diferença entre 433 MHz e 868 MHz

O alcance de 433 MHz sem obstáculos tem uma maior distância de conexão do que 868 MHz nas mesmas condições. Isso ocorre porque a banda de frequência de 433 MHz é menos afetada por objetos refletivos do que 868 MHz ou frequências semelhantes.

Normalmente, o fato de ter um comprimento de onda mais curto faria com que a diferença entre 433 MHz e 868 MHz fosse resolvida em desfavor da frequência de 433 MHz por sua menor resistência a obstáculos. No entanto, nesta situação, muitos outros fatores influenciam o resultado final, e a distância ainda permanece igual, mesmo com um comprimento de onda mais curto, e contorna obstáculos com mais facilidade.

Portanto, ambas as frequências são muito semelhantes em termos de distância percorrida, mas 433 MHz tem comprimentos de onda mais longos, o que lhe dá mais resistência a obstáculos. A frequência de 868 MHz, por outro lado, teria menos interferências que a primeira.

Frequência de 2.4 GHz

A primeira vantagem oferecida pela frequência de 2.4 GHz é a compatibilidade universal, o que significa que você poderá usar o controle remoto industrial da Tele Radio a 2.4 GHz em qualquer parte do mundo.

Embora tenha um menor alcance, essa frequência é a melhor em termos de superar obstáculos de qualquer tipo (paredes, vidros, etc.), sendo, portanto, a melhor opção para ambientes internos ou locais que não exijam grande alcance.

Com a tecnologia DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum), qualquer problema de interferência ou conflito com outros dispositivos é corrigido, posicionando a frequência de 2.4 GHz como a tecnologia mais avançada e ideal.

Exemplos práticos

Estas são algumas aplicações comuns onde o alcance é muito importante:

Controle de locomotivas e vagões por radiocontrole, onde é necessário um grande alcance entre os extremos.

Máquinas de bombeamento operadas de dentro de um edifício, em porões, etc.

Superando obstáculos como colinas e árvores em ambientes florestais.

Grandes estufas onde é necessário cobrir longas distâncias.

Back